terça-feira, 19 de março de 2013

SAIBA A IMPORTÂNCIA DE FALAR OUTRO IDIOMA



No ano que vem, o Brasil recebe a Copa e, com o evento, pessoas de diversos países devem vir para cáCAMILA JULIOTTI
camilaj@diariosp.com.br
Aprender um novo idioma tem se tornado cada vez mais importante. Requisito básico exigido em grandes empresas ou a garantia de uma possível efetivação, o conhecimento da língua estrangeira pode trazer mais um benefício. No ano que vem, o Brasil recebe a Copa do Mundo e, com o evento, pessoas de diversos países devem vir para cá. Por isso, desde garçons, taxistas, vendedores até empresários precisam se adaptar a essa realidade.
“Hoje em dia, ter um segundo idioma não é mais uma opção, é primordial. Ainda mais com a chegada da Copa do Mundo, que vai gerar muitas oportunidades de emprego. Se eu quero conseguir um bom trabalho preciso ter um outro idioma além do português. Tudo o que você tiver a mais é melhor para você como candidato”, afirma Sofia Zaman Boaventura, coordenadora da escola de línguas Wizard Moema.
A preocupação dos brasileiros com o mercado de trabalho pode ser comprovada pelos dados da Wizard, que aponta que no último mês a procura pelos cursos de língua estrangeira aumentou consideravelmente em relação aos últimos anos.
Além disso, algumas empresas, preocupadas com o desempenho de seus funcionários, contratam consultorias especializadas em cursos de línguas.
“As empresas necessitam de pessoas que possam, em uma reunião em inglês, por por exemplo, falar tão bem quanto se expressariam em português. Uma conversa mal estruturada pode gerar problemas”, explica Lilian Simões, diretora da Essential Idiomas.
Segundo dados da CI (Central de Intercâmbio), os idiomas mais procurados pelos brasileiros são: inglês (mais da metade), espanhol, francês e italiano. Tereza Fulfaro, diretora educacional da instituição, fala sobre a importância de estudar fora do país.
“O diferencial dos programas de estudo no exterior é viver a cultura do idioma”, diz Tereza, que também alerta sobre a otimização de tempo: “A imersão cultural e de língua, que o estudante faz no período de intercâmbio, alavanca o aprendizado. Por exemplo, um curso de três meses no exterior equivale a seis meses de curso de idioma no Brasil”, explica Tereza, que listou os países mais procurados pelos brasileiros: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda e Austrália.
Simples métodos podem facilitar o aprendizado
Para quem pretende começar a estudar, algumas práticas podem ser úteis na hora de aprender. “Ouvir músicas, acompanhar com a letra, ler a tradução. Tudo isso ajuda a melhorar o ouvido e a pronúncia”, aconselha Sofia Zaman Boaventura, coordenadora da Wizard. Além disso, assistir a alguns filmes e seriados também pode ser uma boa opção. “O que você vai assistir depende do seu nível de conhecimento. Para iniciantes, recomenda-se filmes que tenham vocabulário básico”, complementa Sofia.
Segundo a diretora da Essential Idiomas, Lilian Simões, o importante não é o tipo de conteúdo, mas a exposição. “Você pode ouvir e ver o que você preferir. O que vai fazer diferença é a quantidade de vezes que você vai fazer isso. Quanto mais vezes, mais fácil memorizar o vocabulário e entender  o conteúdo do filme ou seriado. Com isso, você pode até  decorar algumas  frases e passar a usá-las no dia a dia.”
Para ficar mais fácil lembrar das palavras aprendidas, uma outra sugestão é reler o que foi ensinado em sala de aula. “A leitura serve como uma cola do aprendizado. Quanto mais eu leio, mais aprendo”, explica Lilian.
FONTE: http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/46496/Saiba+a+importancia+de+falar+outro+idioma