Para os Estados Unidos e alguns países da Europa e Ásia, o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de Fevereiro. Existem muitas histórias e mistérios sobre a celebração do Valentine's day mas todas tem um ponto em comum: A celebração do amor.
Diferente de 12 de junho, dia dos namorados no Brasil, que foi uma impressionante jogada de marketing, com o objetivo de alavancar a economia do varejo naquela época, a festa popular de amor e romances tem como origem o festival romano antigo, não tendo sido criada por empresas de cartão, como algumas pessoas acreditam.
Além de ser um dia para amantes, como o dia dos namorados no Brasil, é também um dia onde pode se expressar amor, carinho e amizade por pessoas queridas de sua convivência.
Filhos podem dar presentes, flores e cartões para os pais, e vice-versa. Crianças na escola montam e trocam “valentines” que são pequenos presentes, cartões simples e ao mesmo tempo criativos com tema de amor ou amizade, ou até balas em forma de coração com dizeres como “Te Amo”, “Meu Valentine”, “Gosto de Você”. Chocolate também é um presente popular neste dia.
Existem várias lendas populares e interessantes do dia de São Valentim. Algumas lendas sugerem a origem do Dia dos Namorados em tempos pagãos, enquanto outros apontam para santos da igreja cristã primitiva. No entanto, outro ponto de vista sobre a origem do Dia dos Namorados liga para o início da época de acasalamento das aves.
A popularidade do festival talvez seja tão grande devido ao efeito combinado de todas estas lendas, juntamente com a noção de que a primavera é o tempo para o amor.
Lendas de São Valentim I
Valentim era um padre em Roma, que viveu durante o reinado do Imperador Cláudio II. Em seu regime, Cláudio proibia o casamento de recrutas. Afinal, soldados sem vínculos familiares e afetivos ingressariam mais facilmente como recrutas para o seu exército. Desafiando as ordens do imperador, o padre Valentim realizava casamentos secretos. A conspiração foi descoberta e Valentin foi brutalmente morto em 14 de fevereiro por volta de 270 DC.
Lendas de São Valentim II
Valentino foi um dos primeiros cristãos de Roma, que era duramente combatido. Mesmo assim, ele continuou a praticar a sua fé e recusar a adoração dos deuses Romanos. Isso despertou a ira do imperador Cláudio II, que o prendeu. Durante o período em que esteve na prisão, muitas pessoas atiravam mensagens de amor e flores na janela de sua cela. Existe a versão também que ele fez amizade com a filha cega do carcereiro, que o ajudava trazendo as mensagens e flores das crianças. Valentino foi decapitado em 14 de fevereiro.
O Dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se para muitos outros países.
Importante mesmo é sabermos que independentemente de sua origem, o Valentine’s Day certamente é uma oportunidade que nos foi dada para que possamos expressar gratidão e amor pelos nossos namorados, cônjuges, professores, pais, amigos ou qualquer outra pessoa próxima a nós, pelas quais temos cuidado, carinho e admiração.
HAPPY VALENTINE'S DAY TO OUR FRIENDS AND STUDENTS AT WIZARD!
Imagens : Jardim das Borboletas palavras sussurradas
fonte : st Valentine's day e rebecaflores.net.br