“A experiência de viver em um país de primeiro mundo abriu muito meus olhos.”
“Pelo fato de falar inglês, eu pude aproveitar muito as viagens que fiz para fora do Brasil. Fiz muitos amigos de diferentes países, culturas, e aprendi muito sobre esses lugares ouvindo suas estórias.”
“A entrevista de trabalho não foi difícil, mas porque eu confiava no meu inglês. O gerente fez varias perguntas sobre a área de atendimento ao cliente, prestação de serviços e também sobre o Canada e a marca Tommy Hilfiger.”
“A Wizard e uma escola que, em primeiro lugar, garante o aprendizado de um novo idioma. Eu aprendi muito como aluna e também acompanhei a evolução de outras pessoas que estudaram lá e que saíram sabendo falar muito bem.”
Nome: Míriam Vagli
Idade: 23 anos
Natural de: Porto Alegre/Rio Grande do Sul
Trabalha em: Tommy Hilfiger
Reside em: Vancouver – Canadá
Míriam estudou inglês na Wizard durante dois anos. Ao chegar na unidade de Pouso Alegre, Míriam começou a estudar no Book 8, onde as aulas são todas ministradas em inglês e os alunos devem falar apenas em inglês em sala de aula, o tempo todo. “As aulas eram muito animadas, pois os temas sempre acabavam em debates, e muitas vezes nós ficávamos tão empolgados discutindo aqueles assuntos, que nem percebíamos o tempo passar. Era divertidíssimo!” conta a gaúcha quando perguntamos como foi ter estudado na Wizard.
Estudar um novo idiomas pode abrir as portas do mundo para você e estabelecer conexões que jamais se desligam da sua vida pessoal e da sua carreira profissional. Míriam diz que pelo fato de falar inglês ela pôde aproveitar muito as viagens que fez para fora do Brasil. “Fiz muitos amigos de diferentes países, culturas, e aprendi muito sobre esses lugares ouvindo suas estórias. Também pude participar de uma conferência mundial de jovens, na Índia, em que todos os palestrantes e participantes falavam apenas em inglês.”
Já no Brasil, depois de ser aluna Wizard, com ótimo aproveitamento no curso, Míriam teve a oportunidade de se tornar uma colaboradora da empresa. Ela conta ter tido o privilégio de ingressar no mercado de trabalho como professora de inglês pela Wizard, o que deu a ela ainda mais domínio do idioma, abrindo as portas não só para seu intercâmbio como também para um bom emprego no Canadá, onde reside hoje.
Pedimos para que Míriam nos contasse um pouco mais sobre seu trabalho no Canadá – “Eu trabalho numa loja de roupas como vendedora. A loja pertence a marca Tommy Hilfiger e por isso, nós temos muitos protocolos para seguir. O movimento é bem grande; nós temos metas diárias a bater, trabalhamos com walkie-talkie interno, então tudo isso tem sido uma excelente maneira de praticar meu inglês e aprender também sobre o mercado de trabalho aqui.” Míriam ainda conta que no Brasil já considerava seu salário muito bom por ainda não ser graduada em um curso superior e que, atualmente, no Canadá, sabendo se comunicar em inglês, ela conseguiu ganhar duas vezes mais do que o valor que ganhava no Brasil.
Perguntamos como foi todo o processo de seleção e entrevista para o cargo que nossa aluna ocupa atualmente e ela diz: “A entrevista de trabalho não foi difícil, mas porque eu confiava no meu inglês. O gerente fez várias perguntas sobre a área de atendimento ao cliente, prestação de serviços e também sobre o Canadá e a marca Tommy Hilfiger; eu fui preparada para isso, então deu tudo certo!”
Quando pedimos para Míriam nos contar um pouco sobre o que ela já conheceu nessa nova experiência de vida e também em sua experiência de trabalho, ela diz: “A experiência de viver em um país de primeiro mundo abriu muito meus olhos. A gente nasce e cresce num país desorganizado e, mesmo que a gente saiba o que é certo e errado, muitas vezes somos levados pelo 'comportamento de massa' e acabamos aceitando muita coisa errada. Aqui, tudo é muito diferente. Não existe ‘a gente dá um jeitinho’, ‘meu pai é amigo do fulano que pode quebrar meu galho...’, nada disso. A lei funciona porque é aplicada, não importa se você é bonito, feio, rico, pobre, filho de ciclano ou beltrano. Um amigo meu da Eslováquia, por exemplo, foi pego de madrugada, fazendo xixi numa rua vazia. Um policial viu e foi atrás dele. Claro que ele pediu desculpas, disse que nunca mais faria aquilo, etc... e o policial, muito educado, disse que esperava mesmo que ele aprendesse a lição e lhe deu uma multa de 200 dólares canadenses, além de um carimbo no seu passaporte dizendo que ele ‘urinou em lugar público’. Isso vai ficar registrado por uns bons anos no governo canadense. Pode ter certeza. Atravessar fora da faixa de pedestres também pode te dar uma multa de 180 dólares; esquecer o passe para o transporte público, 200 dólares. Enfim, digo isso porque me parece que as pessoas só aprendem mesmo quando dói no bolso e nós aprendemos com essas estórias também.
Minha experiência profissional tem sido ótima. As pessoas que trabalham na loja são de diferentes lugares do mundo, então fui super bem recebida por todos e trabalhamos muito bem em equipe.”
Em nossa conversa, perguntamos a ela quais seriam suas recomendações para o pessoal que está estudando inglês ou um novo idioma, e que deseja sair do Brasil para uma experiência de trabalho e obter sucesso na busca de seus sonhos. Míriam afirma que em primeiro lugar, o segredo é ter paciência e persistência para chegar até o final do curso. Ela conta que para morar no exterior é importante que o candidato saiba se comunicar bem no idioma, afinal todo o processo já é uma mudança muito grande e se a pessoa não entender a língua do país onde deseja morar, pode ser bastante assustador. Com relação ao trabalho, Míriam acha que o principal é saber o que você deseja, ter foco nos objetivos e metas traçadas. A partir disso, é correr atrás e acreditar no seu potencial. “Seja convicto no que fala e as pessoas vão te respeitar em qualquer lugar do mundo”, afirma ela.
Míriam diz que deve retornar ao Brasil no início de 2012 e que seu foco será terminar a faculdade de comunicação, terminar o curso de francês e estudar outros idiomas na Wizard.
“A Wizard é uma escola que, em primeiro lugar, garante o aprendizado de um novo idioma. Eu aprendi muito como aluna e também acompanhei a evolução de outras pessoas que estudaram lá e que saíram sabendo falar muito bem. Além disso, é uma escola que está sempre envolvida em projetos sociais, pois se preocupa em melhorar sua comunidade e o resultado disso tudo é que seus alunos aprendem muito mais do que novos idiomas.”
Em nossa conversa, perguntamos a ela quais seriam suas recomendações para o pessoal que está estudando inglês ou um novo idioma, e que deseja sair do Brasil para uma experiência de trabalho e obter sucesso na busca de seus sonhos. Míriam afirma que em primeiro lugar, o segredo é ter paciência e persistência para chegar até o final do curso. Ela conta que para morar no exterior é importante que o candidato saiba se comunicar bem no idioma, afinal todo o processo já é uma mudança muito grande e se a pessoa não entender a língua do país onde deseja morar, pode ser bastante assustador. Com relação ao trabalho, Míriam acha que o principal é saber o que a pessoa deseja, ter foco nos objetivos e metas traçadas. A partir disso, é correr atrás e acreditar no seu potencial. “Seja convicto no que fala e as pessoas vão te respeitar em qualquer lugar do mundo”, afirma ela.
Pedimos para nossa querida amiga Míriam deixar um recado para toda a galera jovem que está estudando inglês hoje. Ela diz: “Meu recado é para que não desistam de aprender, porque existem grandes oportunidades de trabalho no Brasil e no exterior, mas ser fluente em inglês é pré-requisito obrigatório. Além disso, eu acho que intercâmbio é uma experiência de vida maravilhosa, que abre muito nossa cabeça e só tem a nos acrescentar. Portanto, se qualquer pessoa me perguntasse se deve morar fora do Brasil por uns tempos eu diria sim, sim, sim! Existe tanta coisa linda e interessante nesse mundo para ser vista, vivida, compartilhada... e saber falar inglês abre muitas portas para quem sonha alto.”
O Canadá é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste.
Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico.
É o segundo maior país do mundo em área total, atrás apenas da Rússia. A sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.
A população do país chega aos 34.030.589 habitantes, segundo a estimativa de Julho de 2011 feita pela IndexMundi.